A Associação Mato‑grossense das Defensoras e Defensores Públicos (AMDEP) completa 26 anos neste 3 de julho, consolidada como referência na defesa de direitos, cidadania e acesso à Justiça em Mato Grosso. Criada em 3 de julho de 1999, poucos meses após a instalação da Defensoria Pública no Estado, a entidade nasceu como instrumento da categoria para garantir autonomia, estrutura e representatividade.
Desde sua fundação, a AMDEP cresceu em representatividade e ações. Sua sede em Cuiabá tornou-se centro de mobilização técnica, cultural e social. A parceria com ANADEP e iniciativas regionais reforçam a influência da entidade para além das fronteiras do estado.
Ao longo desses anos, a AMDEP tem dedicado esforços ao fortalecimento da carreira e da Defensoria Pública, sendo parceira em capacitação técnica de seus associados, seja por meio de seminários, cursos e encontros regionais, com foco na realidade local e no fortalecimento institucional da Defensoria. Esteve presente na posse de novas defensoras e defensores reforçando a importância de expansão da atuação defensorial.
Além do impacto local, a AMDEP atua em pautas de destaque na esfera nacional, integrando mobilizações que visam à valorização da categoria e da própria instituição Defensoria Pública.
Biênio 2025 -2027
O recém-empossado presidente da AMDEP, o defensor Iderlipes Junior reafirma a importância da entidade no contexto nacional. “Somos referência por nosso trabalho proativo em busca de Justiça acessível para todos e pela defesa das pautas que fundamentam o crescimento e a valorização da nossa categoria, ao de que devemos nos orgulhar coletivamente.”
Prioridades e desafios da nova gestão - A nova diretoria assumiu com foco em cinco eixos de luta:
· Melhores condições de trabalho e valorização da remuneração para defensoras e defensores;
· Saúde integral da categoria;
· Fortalecimento do associativismo e canais de diálogo permanentes;
· Ampliação do atendimento equânime às populações socialmente vulneráveis;
· Paridade com outras carreiras do sistema de Justiça.
Olhar para o futuro -Sob a liderança de Iderlipes Junior, a AMDEP planeja consolidar um ciclo de diálogo entre categoria, poderes públicos e sociedade. O objetivo é institucionalizar a cultura da escuta ativa e do acolhimento, promovendo ações concretas – desde políticas públicas à inclusão de grupos invisibilizados – que resultem em justiça real e acessível.
“À medida em que completa 26 anos, a AMDEP reafirma sua missão de ser uma força mobilizadora, um instrumento coletivo e compromisso perene com a cidadania e equidade. Este é o propósito da nossa gestão, que assume com esperança, resiliência e base sólida, pronta para transformar desafios em vitórias”, frisou o presidente.