AMDEP participa do I Encontro da Frente Afro-indígena das Defensoras e dos Defensores Públicos do Brasil

23/02/2024 23/02/2024 13:23 133 visualizações

Em Brasília, a presidenta da AMDEP, Janaina Osaki, e o diretor da entidade, Daniel Bezerra de Oliveira, estão participando do I Encontro da Frente Afro-indígena das Defensoras e dos Defensores Públicos do Brasil, uma iniciativa promovida pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), por meio das Comissões Temáticas da Igualdade Étnico-Racial e de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas juntamente ao Fórum Justiça.

Este encontro, que encerra hoje (23), tem como objetivo principal incentivar atividades de capacitação entre os membros (as) e servidores (as) da Defensoria Pública, com um enfoque especial nas problemáticas relacionadas ao atendimento aos (às) usuários(as)da instituição, sob uma perspectiva étnico-racial.

A proposta é fomentar discussões por meio de palestras, trocas de experiências entre defensoras e defensores públicos, bem como oficinas. E para isso, o evento aborda questões indígenas com base nas contribuições de especialistas e ativistas, visando romper com a reprodução de violências sistêmicas, inclusive dentro das Defensorias Públicas.

A Associação Mato-grossense das Defensoras e Defensores Públicos de Mato Grosso se compromete a contribuir ativamente para a construção de um ambiente mais inclusivo e consciente, promovendo diálogos significativos que possam gerar impactos positivos na prestação de serviços da Defensoria Pública e, consequentemente, na sociedade como um todo.