Em reunião estratégica, AMDEP e DPMT consolidam compromisso pelo fortalecimento da instituição

12/01/2024 12/01/2024 21:50 282 visualizações

A diretoria da Associação Mato-grossense das Defensoras e Defensores Públicos (AMDEP) participou de uma reunião híbrida com a Administração Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT), nesta sexta-feira (12), marcando mais um passo significativo na colaboração entre as instituições. O encontro teve como propósito principal apresentar e discutir as demandas das associadas e associados, promovendo um diálogo construtivo em prol dos interesses da categoria.

 

Nesta oportunidade a DPMT apresentou o relatório de gestão de 2023 e discutiu metas para 2024, incluindo a criação de ECO defensorias, a redução de classes na carreira de Defensor, ajustes na portaria de substituição nos núcleos unificados, processo de remoção interna, impactos do extrateto na remuneração dos membros e o gozo de férias dentro do período aquisitivo. Todas essas questões foram demandas apresentadas pela AMDEP, refletindo o compromisso mútuo em fortalecer a instituição e atender às necessidades das associadas e associados.

 

Para Iderlipes Pinheiro, diretor financeiro da AMDEP, a reunião foi uma oportunidade de alinhar os objetivos na busca de conciliar as necessidades institucionais com os anseios da categoria. "O diálogo foi bastante proveitoso, visando alinhar objetivos para manter o ritmo de crescimento e fortalecimento da instituição por meio de parcerias com a categoria ao longo de 2024", afirmou o diretor.

 

A conjugação de esforços entre a AMDEP e a Defensoria Pública tem produzido conquistas relevantes. Durante a reunião, a defensora pública-geral, Luziane Castro, ressaltou a importância desse diálogo construtivo. "Já mantemos uma relação harmoniosa e respeitosa com a AMDEP há bastante tempo. Este encontro foi fundamental para fortalecer ainda mais essa parceria e reiterar o compromisso de respeito mútuo entre a Defensoria Pública e a entidade classista", destacou.

 

Nesse sentido, o diretor financeiro da AMDEP reforçou a confiança na atual gestão da DPMT ao relatar que a Administração Superior acolheu algumas das demandas apresentadas, comprometendo-se a buscar soluções que conciliam os interesses institucionais com as expectativas dos associados. "Saímos do encontro confiantes de que há muitas possibilidades de avanço. Entendemos que questões orçamentárias podem limitar a atenção a todas as demandas, mas o diálogo permanece aberto", avaliou Iderlipes Pinheiro.

 

A AMDEP tem buscado estreitar os canais de diálogo, se mantendo como uma entidade classista independente e proativa. Assim, cumprindo seu compromisso em contribuir para o crescimento e a eficácia da Defensoria Pública, consolidando uma parceria sólida e benéfica para todos.