AMDEP completa 24 anos de lutas e conquistas

03/07/2023 23/02/2024 13:27 277 visualizações

Neste dia 03 de julho, a Associação Mato-grossense das Defensoras e Defensores Públicos (AMDEP) completa 24 anos de fundação. A data é um marco nas lutas e conquistas da categoria e se constitui ainda em um momento de comemoração e reflexão sobre os caminhos percorridos e a percorer pela instituição Defensoria Pública em Mato Grosso.

Considerada uma das mais combativas e proativas organizações de defensoras e defensores públicos, a AMDEP foi fundada cinco meses após a instalação oficial da Defensoria Pública no estado. Vale destacar que, apesar dos marcos legais de criação da Defensoria Pública no Brasil e no estado sejam respectivamente a Constituição de 1988 e a promulgação da Constituição Estadual, em 05 de agosto de 1989, na prática, a instituição só foi instalada formalmente 10 anos depois, em 24 de fevereiro de 1999.

Em julho daquele ano, um grupo de defensores e defensoras formalizou a criação da AMDEP para reforçar a união da categoria, promover a luta por melhorias na estrutura de trabalho, pela preservação e respeito de suas prerrogativas e independência, além de atuar na proteção de seus direitos enquanto carreira de estado e pela valorização da própria instituição DPMT.

Nestes 24 anos de atuação,a AMDEP anotou uma longa lista de importantes conquistas em prol das defensoras e defensores, bem como, por extensão, para a própria sociedade mato-grossense. A própria instalação da Defensoria Pública se insere entre as conquistas históricas mais importantes da categoria ainda em sua fase “embrionária”, quando seus primeiros integrantes atuavam dentro da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado. Uma conquista que levou uma década para se materializar e cujos resultados positivos continuam sendo produzidos diuturnamente deste então pelo trabalho incansável de defensoras e defensores espalhados pelas várias comarcas.

Para a presidentada AMDEP, defensora Janaina Osaki,com o apoio dedefensoras e defensoresa Associação está consolidada e conquistou a credibilidade da categoria por meio dotrabalho realizadodasdiversas diretorias da entidade desde a sua criação.

“Vivemos nestes 24 anos de fundação da AMDEP muitos momentos decisivos, vimos muitas batalhas que eram consideradas impossíveis serem vencidas pela nossa associação. Assistimos às profundas transformações que a união, a força e a dedicação da categoria promoveram na aplicação da Justiça, na defesa dos direitos dos cidadãos mais carentes, na própria organização das defensoras e defensores. Então, temos orgulho de fazermos parte dessa trajetória e de contribuirmos, neste momento em que estamos dirigente desta valorosa entidade, para estas conquistas passadas e as que ainda virão e que pertencerm a todas e todos", disse Janaina Osaki.