AMDEP participa da primeira edição do Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua

A Associação Mato-grossense das Defensoras e Defensores Públicos entregou cerca de 500 kits de higiene, reforçando o compromisso com a causa social
08/12/2023 23/02/2024 13:20 365 visualizações

A Associação Mato-grossense das Defensoras e Defensores Públicos (AMDEP) participou da primeira edição do Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua (Pop Rua Jud/MT), realizada em Cuiabá. A ação solidária contou com a participação de 31 parceiros e seguiu os princípios da Política Nacional Judicial de Atenção à Pessoa em Situação de Rua.

Foram oferecidos diversos serviços à população vulnerável da capital. O diferencial dessa iniciativa foi a agilidade no atendimento, proporcionando soluções imediatas para aqueles que, devido à vulnerabilidade, enfrentam dificuldades para acessar serviços essenciais devido à burocracia.

Além de contribuir com atendimentos jurídicos, a AMDEP organizou uma campanha de arrecadação de produtos de higiene, entregando 500 kits durante o evento. A presidente da entidade, defensora Janaina Osaki, ressaltou a sensibilização e solidariedade que impulsionaram as defensoras e defensores a unirem esforços não apenas no atendimento jurídico, mas também na doação de itens essenciais para quem mais precisa.

Janaina Osaki ainda citou que as dificuldades enfrentadas por essa população invisibilizada serão discutidas na campanha da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) em 2024. “Esperamos contar com apoio de todas defensoras e defensores no empenho da campanha e no atendimento dessa população que é o nosso foco. Vamos unir forças e atuar pelo reconhecimento das pessoas em situação de rua enquanto sujeitos de direitos.

Um dos beneficiados pelo mutirão, Anderson da Silva Rodrigues, desempregado e em situação de rua há seis meses, expressou surpresa com o acolhimento recebido. Ele buscava a segunda via de seus documentos pessoais para retomar sua vida profissional. “O atendimento aqui foi muito bem-organizado e foi diferenciado do que já vi em outros mutirões", elogiou. 

A defensora pública, Rosana Monteiro, membra da Comissão de População em Situação de Rua da ANADEP, enfatizou a importância dessa iniciativa que levou o poder judiciário e as instituições do sistema de justiça para a rua, aproximando-as das comunidades em situação de vulnerabilidade. "Com isso, a gente consegue dar celeridade ao atendimento às necessidades básicas dessa população", explicou Monteiro. 

A defensora pública-geral, Luziane Castro, enfatizou a importância da união entre as instituições para prestar serviços a uma população frequentemente invisibilizada. "Esta é uma grande ação que não seria possível sem a integração, união e parceria. Só assim que a gente consegue atender as demandas, resolver os problemas e prestar assistência a quem mais precisa. A população de rua é extremamente vulnerável e possui muitas demandas em diversas áreas. É fantástica esta possibilidade de reunir esses parceiros em um só lugar para conseguir resolver em um dia muitas dessas situações. Isso é cidadania", reforçou Luziane.

O Pop Rua Jud/MT é uma parceria entre diversos órgãos, entre eles, a Defensoria Pública do Estado e da União, INSS, Justiça Estadual e Federal, Caixa Econômica, Receita Federal, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Polícia Federal, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Univag, empresa Águas Cuiabá, Exército Brasileiro, entre outros.

A AMDEP reafirma seu compromisso com a causa social e destaca que a união entre instituições é fundamental para proporcionar um impacto significativo e positivo na vida da população em situação de rua. O "1º Mutirão Pop Rua Jud/MT" representa não apenas um evento isolado, mas um passo concreto em direção à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.