Defensoria Pública de Mato Grosso fortalecida com posse de novos membros e ampliação de atendimento

Presidenta da Amdep destaca o papel transformador das novas defensoras e defensores, reafirmando o compromisso com a justiça social no estado
05/12/2023 23/02/2024 13:20 400 visualizações

A Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT) deu um passo significativo em direção à promoção da justiça social com a posse de nove novas defensoras e defensores públicos, realizada nesta segunda-feira (4) no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), em Cuiabá. A cerimônia, marcada pela presença de autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo, assim como de representantes de entidades de classe, celebrou não apenas a chegada de novos membros, mas também o compromisso renovado da instituição em atender a população mato-grossense de forma abrangente.

A presidenta da Associação Mato-grossense das Defensoras e Defensores Públicos (Amdep), Janaina Osaki, participou da solenidade e enfatizou o papel crucial das defensoras e defensores na promoção da justiça social em Mato Grosso. "Percebo que nos últimos anos o quanto a instituição cresceu e se firmou em importância e reconhecimento. A posse das novas defensoras e defensores é motivo de extrema felicidade para nós, pois, cada um que chega traz um sopro de vitalidade aos nossos quadros, bem como se unem ao esforço de alcançarmos a população do estado que mais precisa dos nossos serviços", reiterou Osaki.

Janaina Osaki também falou sobre a importância de buscar a igualdade e felicidade para todos. "Espero que as novas defensoras e defensores sejam vetores de busca pela justiça, construção de uma verdadeira igualdade e pela busca da felicidade. Todos têm o direito à felicidade e nosso papel é levar luz por onde passamos, especialmente na vida daqueles que às vezes não enxergam adiante", apontou a presidenta da entidade, ressaltando a missão da Defensoria Pública.

A defensora pública-geral e presidenta do Conselho Superior da DPMT, Luziane Castro, compartilhou o entusiasmo com a chegada dos novos defensores, descrevendo-a como a realização de um "sonho" que vinha sendo perseguido desde o início de sua gestão. "Iniciamos 2023 com o sonho de pintar o mapa de Mato Grosso de verde, instalando a Defensoria Pública em todas as comarcas. Em 2024, iniciaremos o ano com total cobertura, alcançando todas as comarcas do estado", anunciou Luziane, destacando o esforço conjunto que transformou sonhos individuais em uma realidade coletiva.

A defensora-geral aproveitou a ocasião para expressar sua gratidão aos Poderes Executivo e Legislativo, representados pelo secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, e pelo deputado Gilberto Cattani, pelo apoio e compreensão que viabilizaram o fortalecimento da Defensoria Pública. "Estes últimos empossamentos só foram possíveis pelo diálogo, pelo respeito e pelo acolhimento", frisou Luziane Castro.

Com a nomeação de 20 novos defensores públicos e 12 servidores de apoio administrativo, a DPMT expande seu alcance para 100% das 79 comarcas do Estado a partir do 1º semestre de 2024, proporcionando acesso à justiça para mais de 3,6 milhões de pessoas. A expectativa é que, ainda este ano, mais cargos sejam nomeados para atender às demandas da atividade meio, com previsão de posse em janeiro de 2024.

O crescimento exponencial da Defensoria Pública de Mato Grosso reflete não apenas a ampliação de sua estrutura, mas também o comprometimento de seus membros em servir à comunidade, promovendo a justiça e a igualdade em todo o estado. A instituição reafirma seu papel vital na defesa dos direitos dos cidadãos, abrindo caminho para uma sociedade mais justa e inclusiva.