AMDEP ANTECIPA ACAO DE NATAL COM ENTREGA DE PRESENTES AOS ABRIGADOS DA CASA CAMINHO REDENTOR

12/12/2022 19/08/2023 11:00 448 visualizações

Os 30 internos da Casa Caminho Redentor de Cuiabá receberam presentes de natal antecipado. Defensoras e defensores públicos se uniram mais uma vez para viabilizar a ação natalina do Movimento Conexão Solidária organizado pela Associação Mato-grossense das Defensoras e Defensores Públicos (AMDEP). A ação voluntária aconteceu no sábado (03) em visita a instituição para conhecer suas instalações e entregar presentes adquiridos a partir de doações feitas pelas associadas e associados.

A instituição Casa Caminho Redentor acolhe pessoas portadoras de deficiência física e/ou cerebral em situação de vulnerabilidade social. São pessoas oriundas de famílias desestruturadas ou que são abandonados por dependerem de cuidados especiais. A instituição acolhe crianças, adolescentes, adultos e idosos com os mais variados graus de limitação intelectual e motora (neuropatias) de origem genética ou adquirida.

Fundada há 33 anos, a instituição Casa Caminho Redentor é de caráter filantrópico e presta assistência social e médica de forma integral aos seus acolhidos na forma de residência permanente. Todo o trabalho é feito por voluntários e por funcionários contratados. As despesas são cobertas por meio de doações, campanhas solidárias, além de convênios com o poder público.

A presidenta da AMDEP, defensora Janaina Osaki e a defensora Tânia Matos representaram todos as defensoras e defensores que são voluntários no Conexão Solidário durante a visita e distribuição dos presentes.

A defensora Tânia Matos explicou que, durante a visita, surgiu a ideia de a AMDEP lançar em Mato Grosso o novo tema da campanha nacional da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) na Casa Caminho Redentor em Cuiabá. “Para 2023 o tema central da campanha nacional de conscientização da ANADEP é ‘Direitos das Pessoas com Deficiência’, o que vem a propósito da necessidade de dar visibilidade para o publico atendido pela Casa Caminho Redentor, que é um público estigmatizado socialmente e esquecido pelas políticas públicas”, explicou a defensora.

Segundo Janaina Osaki, este primeiro contato com os abrigados naquela instituição foi muito impactante. “Não tem como não se emocionar com o que vimos nesta visita. Mais do que os presentes, adquiridos com as doações de nossos associados que são voluntários no Movimento Conexão Solidária, pudemos compartilhar afeto, carinho e atenção com os abrigados. É gratificante ver como a gente pode proporcionar alegria e acolhimento àquelas pessoas. Elas são muito carentes de tudo, mas, principalmente de atenção, calor humano, de afeto e solidariedade. Mesmo com todo o esforço que os cuidadores e demais funcionários da Casa dedicam a elas, percebemos que elas gostam de receber visita. Vamos apresentar a proposta de lançamento da campanha a diretoria da AMDEP e unir forças para ajudar quem precisa”, disse Osaki.

 

CONEXÃO SOLIDÁRIA EM MT

O Conexão Solidária foi criado em 2020 a partir de uma iniciativa de defensoras e defensores públicos de Mato Grosso inspirados pela Defensoria do Estado do Rio de Janeiro, primeiros a colocarem em prática a ideia de reunir voluntários para ajudar pessoas carentes.

Por iniciativa da AMDEP, que encampou a ideia, o Conexão Solidária expandiu suas ações para além da doação de cestas básicas e passou a oferecer às comunidades outras contribuições, como entrega de kits de higiene, roupas, calçados, medicamentos, bem como serviços de orientações sobre direitos cidadãos, assistência jurídica e até emissão de documentos em parceria com outras instituições do estado.

SERVIÇO

Para doar roupas, calçados, fraldas descartáveis geriátricas e infantis (todos os tamanhos), alimentos não perecíveis, roupas de cama e banho, agasalhos ou se voluntariar para serviços internos de apoio na Casa Caminho Redentor, ligue  (65) 99625-4673 e visite a instituição na  Av. Sebastião Gomes Guimarães, 1051-1153 - Nova Esperança, Cuiabá - MT. Horário de funcionamento ao público externo: das 08hs às 16hs, todos os dias da semana (inclusive sábados, domingos e feriados).