DEFENSOR PUBLICO DE MATO GROSSO INTEGRARA NOVA DIRETORIA DA ANADEP

11/12/2022 12/12/2022 13:53 684 visualizações

A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso estará representada na próxima direção da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP). O defensor Carlos Gobati foi convidado para integrar a chapa única para a próxima gestão da entidade, ele ocupará o posto de Diretor 2º Secretário no biênio 2023/2025.

A eleição que irá eleger os novos integrantes dos Conselhos Diretor, Consultivo e Fiscal da ANADEP ocorrerá no dia 14 de dezembro (quarta-feira), na sede da ANADEP, em Brasília, a partir das 9h30 (horário de Brasília).  

O defensor Carlos Gobati integra a chapa"Confiança e trabalho coletivo para avançar", liderada pela defensora pública do Acre, Rivana Ricarte, que concorre à reeleição. Gobati que já foi diretor da Associação Mato-grossense das Defensoras e Defensores Públicos (AMDEP), ressaltou que integrar o novo comando da ANADEP é uma oportunidade para contribuir com avanços e conquistas para a categoria em nível nacional. Gobati espera levar para a ANADEP debates como as garantias das prerrogativas dos defensores em isonomia com as do Ministério Público e do Judiciário.

“Temos expectativas otimistas sobre as contribuições que poderemos oferecer às pautas que serão tratadas pela ANADEP no próximo biênio. A instituição da prerrogativa de prisão apenas por crimes inafiançáveis para membros das defensorias, assim como já ocorre para os integrantes do MP e magistrados é um dos temas que proporemos ao debate em nível nacional”, afirmou.

O defensor lembrou que esta é uma ideia que vem defendendo desde que iniciou a carreira na instituição e que já foi amplamente discutida no âmbito da AMDEP e de outras organizações de defensores do país. “Acredito que esta é uma proposta que já obteve consenso entre os defensores, não apenas em Mato Grosso, mas também nos demais estados e que poderá ser amadurecida e encampada agora pela ANADEP”, argumentou Carlos Gobati.

Para Gobati a representação de Mato Grosso na ANADEP é um passo importante e uma forma de reconhecimento das contribuições que as defensoras e defensores do estado tem dado para o fortalecimento e para algumas conquistas significativas da categoria. “Algumas das nossas lutas locais resultaram em avanços em áreas institucionais e tiveram repercussão nacional, contribuindo para que outros estados seguissem nosso exemplo. Como membro da diretoria nacional estaremos sim, representando a nossa defensoria e buscaremos trazer novas conquistas para toda a instituição”, concluiu Gobati.

A presidenta da AMDEP, defensora Janaina Osaki, destacou a importância da indicação de Carlos Gobati para integrar a diretoria da ANADEP nos próximos dois anos. “A nova diretoria da ANADEP irá atuar em um cenário político que esperamos ser produtivo e de resultados a partir de primeiro de janeiro. O Carlos, com sua experiência e capacidade de articulação  representando Mato Grosso na direção da instituição é importante porque abre perspectivas de participarmos diretamente no avanço de questões como as garantias de nossas prerrogativas, a consolidação da isonomia com as carreiras do Judiciário e do MP, a essencialidade da prestação jurisdicional à população carente e ampliação do acesso dos cidadãos aos seus direitos fundamentais e difusos, a autonomia administrativo-financeira efetiva das defensorias e a criação da Secretaria de Acesso à Justiça dentro do Ministério da Justiça, entre outras pautas importantes”, argumentou Janaina Osaki.