LUZIANE CASTRO E NOMEADA DEFENSORA GERAL DE MATO GROSSO PELO GOVERNADOR

09/11/2022 05/09/2023 11:23 463 visualizações

Na noite de ontem (8), em edição extra do Diário Oficial do Estado, o governador Mauro Mendes oficializou a nomeação da defensora Maria Luziane Ribeiro de Castro, 49 anos, para exercer o cargo de defensora pública-geral de Mato Grosso nos próximos dois anos (2023-2024). A posse está agendada para o dia 2 de janeiro de 2023.

Luziane foi a mais votada pela categoria para ocupar o cargo de defensora-geral de Mato Grosso, com 177 votos (85% dos votos válidos), em eleição realizada por meio de votação eletrônica na última sexta-feira (4).

“Agradeço a confiança depositada pelos colegas e agora confirmada com a nomeação do governador. A nossa intenção é que sejam anos de mais avanços da Defensoria, especialmente possibilitando que todas as comarcas tenham o atendimento da Defensoria Pública nos próximos dois anos. O maior desafio é levar o atendimento da Defensoria a todos os cidadãos vulneráveis do estado”, declarou.

Pela primeira vez na história da Defensoria Pública Estadual, duas candidatas disputaram o cargo de chefia – a oponente era a defensora Kelly Christina Veras Otacio Monteiro, 48 anos, que teve 32 votos.

A lista dupla, com as candidatas mais votadas pelos membros da Defensoria Pública, foi encaminhada para a apreciação do governador Mauro Mendes logo após a votação.

Mendes assinou a nomeação da nova defensora-geral do Estado por meio do Ato nº 4.918/2022. Clique aqui para acessar o documento.

Luziane, que ingressou na Defensoria em 2004, ocupa o cargo de secretária executiva desde 2019, e será a primeira defensora de primeira instância a comandar o órgão. Também será a segunda mulher a chefiar a Defensoria Pública Estadual – a primeira foi Karol Rotini, entre 2007 e 2008.

Nova Administração – Com o lema “Por Uma Defensoria Cada Vez Mais Forte”, a chapa da nova defensora-geral é composta por Rogério Borges Freitas, primeiro subdefensor-geral, Maria Cecília Alves da Cunha, segunda subdefensora-geral, e Clodoaldo Queiroz, secretário executivo.

Queiroz é o atual chefe da Defensoria Pública. Ele assumiu o cargo de defensor-geral em janeiro de 2019 para um mandato de dois anos, e depois foi reeleito para o biênio 2021-2022, completando quatro anos no comando da Instituição.

O programa da nova Administração Superior está organizado em quatro eixos, que representam as principais metas da nova gestão: I- Fortalecimento da autoestima; II- Gestão democrática e participativa; III- Prioridade para a atividade fim e investimento em melhores condições de trabalho; IV- Fortalecimento orçamentário e transparência na gestão dos recursos.

Clique aqui para saber mais sobre a eleição da nova defensora-geral do Estado.