ENCONTRO EM COMEMORACAO AO DIA NACIONAL DA DEFENSORIA PUBLICA REUNE MAIS DE 160 DEFENSORES PUBLICOS EM CUIABA

24/05/2016 24/05/2016 15:03 505 visualizações

Em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública, mais 160 Defensores Públicos lotam o Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, nesta sexta-feira (20). O encontro busca a integração, troca de experiências e aperfeiçoamento dos membros da Instituição. “Estamos reunidos para celebrar o Dia da Defensoria e não tenho dúvidas que temos muito que comemorar, basta olhar para dois anos trás, quando éramos talvez a metade do que somos hoje em número de Defensores”, declarou o Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes, na solenidade de abertura.

Na oportunidade, o Defensor-Geral também destacou o trabalho desemprenhado pelos Defensores Públicos do Estado. “A Defensoria Pública de Mato Grosso, apesar das dificuldades, está entre as melhores do país e isso é fruto do trabalho desempenhado por cada um de vocês. Nós crescemos, com o crescimento vem a demanda e com a demanda a luta. Esse é um trabalho continuo, mas nunca deixaremos de lutar, reafirmando diariamente o nosso papel de transformação e pacificação social. Os nossos assistidos veem em nós alguém que defende suas necessidades e angustias e isso torna a luta mais saborosa”.

Ainda conforme Djalma Mendes, encontros como este serão uma marca até o fim de sua gestão, em janeiro de 2017. “Além disso, até o fim do ano, teremos mais 25 Defensores integrando os quadros da Instituição e vamos implementar medidas que tornem nossa caminhada mais fácil, sempre pensando em nossos assistidos, pois quando melhoramos as ferramentas de trabalho, a qualidade reflete diretamente no atendimento”.

Prestigiando o evento, o Secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico Dorilêo, Defensor Público licenciado, ressaltou o orgulho em fazer parte da Instituição, que não mede esforços em prol da concretização dos direitos humanos e fundamentais. “Somos uma Instituição verdadeiramente democrática e vocacionada às causas populares. Estamos aqui para celebrar a cidadania e a diminuição de distâncias e exclusão dos vulneráveis”.

Ao longo do dia, além de debates e discussão de temas pertinentes à atuação da Defensoria, os Defensores Públicos ainda serão contemplados com palestra sobre o novo Código do Processo Civil (CPC), ministrada pelo Defensor Público Rogério Borges Freitas.

Também compuseram o dispositivo de honra na abertura do evento, o Primeiro Subdefensor Público-Geral, Silvio Jéferson de Santana, o Segundo Subdefensor Público-Geral, Caio Cezar Buin Zumioti, o Corregedor-Geral da Instituição, Cid de Campos Borges Filho, a Segunda Subcorregedora-Geral, Alenir Auxiliadora Ferreira da Silva Garcia, a Secretária-Geral da Defensoria, Helyodora Carolyne Almeida Rotini, a Presidente da Associação Mato-grossense dos Defensores Públicos (Amdep), Fernanda Maria Cícero de Sá Soares, o Vice-presidente do Sindicato dos Defensores Públicos de Mato Grosso (Sindep-MT), Rogério Borges e o Ouvidor-Geral da Instituição, Lucio Andrade Hilário do Nascimento.

Fonte: Defensoria Pública MT