Defensor público Carlos Gobati toma posse na diretoria da ANADEP

14/02/2023 12/01/2024 21:18 407 visualizações

O defensor público Carlos Gobati tomou posse como Diretor 2º Secretário da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP). A solenidade aconteceu em Brasília, na quarta-feira (08). Gobati integra a nova gestão da ANADEP que comandará a entidade até 2025. A defensora pública do Acre, Rivana Ricarte, foi reconduzida à presidência da Associação.

A chapa única "Confiança e trabalho coletivo para avançar" que passa a comandar a ANADEP conta ainda com representantes das defensorias públicas da Bahia, com Igor Santos como vice-presidente jurídico-legislativo; do Tocantins, com o defensor Guilherme Vilela na vice-presidência administrativa. Também foram empossados os/as integrantes dos conselhos diretor, consultivo e fiscal.

Ao todo, a diretoria é composta por 18 diretores(as), cinco coordenadores(as) de regiões, seis membros(as) do conselho fiscal e seis membros(as) do conselho consultivo. A nova direção da entidade, pela primeira vez na sua história, terá a maioria dos cargos ocupados por mulheres.

Para o defensor de Mato Grosso Carlos Gobati, estar na direção da ANADEP, compondo forças ombro a ombro com tantos e tão combativos e competentes colegas, é motivo de alegria e, sobretudo, de orgulho por representar a Defensoria Pública de Mato Grosso nesta diretoria de caráter histórico. “Na ANADEP serei um colaborador comprometido e dedicado, bem como atuarei como um facilitador, na mediação dos nossos pleitos específicos para a Associação, sintonizando estas demandas com as pautas nacionais das Defensorias Públicas. Com isto, estaremos fortalecendo nossas lutas e ampliando resultados”, explicou o defensor.

Segundo Gobati, uma das primeiras medidas adotadas pela ANADEP foi a criação de uma frente parlamentar das defensorias públicas. “Já estamos atuando no sentido de mobilizar parlamentares do Congresso Nacional visando o fortalecimento e expansão das Defensorias Públicas. Esta semana já estivemos em campo colhendo assinaturas na Câmara Federal para a composição da frente, ocasião que articulamos o apoio de vários parlamentares da bancada do nosso estado naquela Casa Legislativa”, revelou o defensor.     

Algumas metas já foram definidas pela nova diretoria da ANADEP. Gobati destacou que estarão na pauta de prioridades a luta por garantia de vagas para Defensores Públicos na composição de tribunais, a consolidação da autonomia da Defensoria Pública, o estabelecimento de percentual na Lei de Responsabilidade Fiscal e a previsão expressa, no Código Eleitoral que está sendo objeto de reforma, da atuação da Defensoria Pública.

Serão sete eixos de atuação central a serem desenvolvidos pela gestão: o fortalecimento associativo, defesa institucional, diálogo interinstitucional, comunicação associativa, aperfeiçoamento e capacitação, atuação afirmativa de raça e de gênero, além da atuação internacional.

Para a presidenta da AMDEP, defensora Janaina Osaki, a nova diretoria da ANADEP estabeleceu objetivos sólidos. “Os desafios são grandes, mas, acredito que a competência, a determinação e o poder de articulação da categoria são maiores, o que deve fortalecer ainda mais a instituição Defensoria Pública. A participação do Carlos na nova diretora contribuirá para um trabalho efetivo, na busca de melhorias e vitórias para todas as defensoras e defensores. Assim, ganha a Defensoria e, mais ainda, ganha a sociedade”, afirmou a presidenta.