DEFENSORA PUBLICA E JUIZ ANCORAM PODCAST E FAZEM SUCESSO NO YOUTUBE

12/10/2022 12/10/2022 19:23 305 visualizações

Um programa descontraído e divertido sobre temas sérios como filosofia, sociologia, política, arte e direito. Essa é a premissa do PodBedelhar, podcast ancorado pela defensora pública Rosana Leite e por seu esposo, o juiz de direito Gonçalo 'Saíto'' Antunes de Barros Neto. O programa semanal – vai ao ar todas às terças-feiras, às 10 da manhã - hospedado na plataforma Youtube e já está em seu quarto episódio.

A iniciativa de criar um podcast, segundo a defensora pública, mais do que um hobby, é fruto da vontade do casal de terem mais tempo juntos com qualidade e de trabalharem em algo que pudesse ser útil e, ao mesmo tempo, lúdico. “Devido às limitações legais e éticas, eu, como defensora pública e meu marido como juiz de direito, jamais teríamos a oportunidade de trabalharmos juntos. Mas, nós temos em comum o gosto pelos estudos, pelo aprendizado e pela comunicação. Como ele já tinha um canal no youtube em que ele falava sobre filosofia, o “Bedelho Filosófico”, pensamos em fazer algo na mesma linha, mas, que fosse mais amplo, e no qual nós dois pudéssemos estar juntos, falando de coisas que gostamos, conversando com outras pessoas, aprendendo, tirando dúvidas, ouvindo e contando histórias. Assim, nasceu esse nosso podcast, que é um formato mais leve, mais abrangente e com uma pegada mais descontraída de bate-papo entre amigos”, contou Rosana Leite.

O nome do programa, “PodBedelhar” é uma homenagem ao falecido jornalista, advogado, fiscal de renda do Estado e político Gilson de Barros, pai do juiz Gonçalo “Saíto” de Barros. Aqui, abrimos um pequeno parêntese para contextualizar a inspiração do PodBedelhar: Gilson de Barros fez história no jornalismo mato-grossense nos anos de 1970 até meados da primeira década dos anos 2000 apresentando no rádio e depois na televisão, um programa chamado “Bedelho” em que tratava de assuntos variados, sempre com muito senso crítica e coragem para denunciar maus feitos dos gestores públicos.

Gilson de Barros foi vereador e deputado federal. Nessa área, se notabilizou por sua luta em favor dos sem teto – ajudou a fundar os bairros Santa Isabel, Canjica e Barbado em Cuiabá a partir da ocupação de áreas de especulação imobiliária e terrenos públicos ociosos – e por seus enfrentamentos aos governos militares e seus prepostos em Mato Grosso.

A defensora Rosana Leite conta ainda que a experiência de dividir a bancada do programa ‘PodBedelhar’ com o esposo Gonçalo “Saíto” de Barros, tem sido enriquecedora em vários sentidos. “O podcast é uma oportunidade maravilhosa para ampliarmos os nossos conhecimentos de uma forma leve, além de criarmos um espaço para trocar informações, discutir assuntos fundamentais que estão na pauta cotidiana, não apenas nas nossas profissões, mas em áreas que nos afetam profundamente como política, sociologia, direito e justiça, história, filosofia, economia, cultura; sempre com um convidado entrevistado que traz suas valiosas contribuições”, explicou.

A expectativa da defensora é que o ‘PodBedelhar’ continue crescendo em audiência e se torne cada vez mais uma referência como fonte de informação, conhecimento e debates úteis para o crescimento individual dos ouvintes/espectadores e relevante para a sociedade. “Para além do entretenimento, que também proporciona, claro, o PodBedelhar é um espaço para a troca de saberes, de experiências entre nós, que o apresentamos, nossos entrevistados e todos aqueles que nos assiste. É um espaço democrático, em que os espectadores podem participar enviando perguntas, sugerindo temas, abordagens, aportando informações, comentando e compartilhando. Por isso convido quem ainda não nos segue lá que venha conhecer, que assistam os episódios já disponibilizados, se inscrevam no canal e comentem o que estão achando”, disse Rosana Leite.

SERVIÇO:

Programa: PodBedelhar

Data: Terças-feiras, 10h (horário de Cuiabá)

Endereço: https://www.youtube.com/channel/UCv_AY7INlLTXaX87WqRD5ow