Domingo, 20 de Maio de 2012
Notícias
31 de Janeiro de 2012

Quinta edição do Ribeirinho Cidadão pretende atender mais de 3 mil pessoas

Idealizado pela Defensoria Pública, o Ribeirinho Cidadão, além de levar atendimento jurídico às famílias, também dispõe de serviços de saúde.

Ações na área de saúde, família e outras demandas estão entre os pedidos das comunidades beneficiadas pelo projeto Ribeirinho Cidadão. O que pode parecer simples se torna praticamente impossível aos ribeirinhos devido à sua falta de condições de deslocamento até o centro urbano. Desta forma, para tornar os serviços jurídicos mais acessíveis a essas comunidades esta ação de cidadania foi proposta em 2008 e já se encontra na quinta edição.
 
Nesta edição em torno de 50 comunidades pertinentes aos municípios de Barão de Melgaço, Poconé e Santo Antônio do Leverger serão beneficiadas. Por via terrestre e fluvial, serão quinze dias de intenso trabalho, para tornar a cidadania acessível àquelas pessoas.
 
“Através da facilitação de acesso a diversos serviços jurídicos e de saúde, buscamos garantir cidadania a essas comunidades”, reforça o Defensor Público-Geral André Luiz Prieto.
 
A cerimônia de abertura do Projeto Ribeirinho Cidadão 2012 acontece nesta quarta-feira (1° de fevereiro) na sede da Prefeitura de Santo Antônio do Leverger. Logo em seguida será dada a largada ao trabalho que envolve defensores públicos, promotor de justiça, juiz e demais parceiros e colaboradores.
 
“Uma equipe de aproximadamente 40 pessoas será mobilizada para proporcionar a estes cidadãos a garantia dos seus direitos”, afirma Dr. André.
 
Com a ação, as comunidades não tinham acesso à plena cidadania, devido às dificuldades na busca dos serviços, terão os benefícios levados até elas.
 
Trajetória
 
01/02 (quarta feira)
14h – 18h: Atendimento nas comunidades de Praia dos Bois e Volta do Poço no Município de Barão de Melgaço.
 
02/02 (quinta-feira)
8h - 12h: Atendimento em Barão do Melgaço
15h – 19h: Atendimento em Porto Brandão abrangendo Porto São João, Estirão Comprido e Flechas.
 
03/02 (sexta-feira)
8h -12h: Atendimento em Conchas abrangendo as comunidades Cuiabá Mirim, Porto Emiliano e Curituba
 
04/02 (sábado)
8h -16h Atendimento em São Pedro de Joselândia, abrangendo Retiro São Bento, Pimenteira, Lagoa do Algodão, Porto da Fazenda, Correr D’água, Porto Limoeiro e São Pedro.
 
05/02 (domingo)
8h -17h: Atendimento na cidade de Poconé.
 
06/02 (segunda)
8h - 16h: Atendimento na cidade de Poconé.
 
07/02 (terça-feira)
8h -19h: Atendimento em São Miguel, compreendendo Fazenda Botucatu, Echú e Saladeiro.
 
08/02 (quarta-feira)
9h -17h: Atendimento na Ilha Camargo, abrangendo o Posto de Saúde Tito Apoitia, comunidades Engesa, Tripoloni, Dona Rica, Trese e Arara Azul.
 
09/02 (quinta-feira)
14h - 18h: Atendimento na Comunidade Sperafico e reserva Bororos.
 
10/02 (sexta-feira)
Retorno a Porto Cercado e Cuiabá
 
12/02 (domingo)
9h -18h: Atendimento na Comunidade de Sangradouro, abrangendo Garimpo de Jatobá, Lambari, Ribeirão da Estiva, Lajes e Vila dos Mendes.
 
13/02 (segunda-feira)
8h -18h: Atendimento em Agrovila das Palmeiras, compreendendo os Assentamentos Portal do Glória e Santana do Taquaral.
 
14/02 (terça-feira)
8h -17h: Atendimento na reserva indígena Piapaba.
 
15/02 (quarta-feira)
8h -17h: Atendimento na reserva indígena Gomes Carneiro.




Sérgio Thompson
Assessoria de Imprensa
Defensoria Pública de Mato Grosso

  • Rua Safira, 341, Bairro Bosque da Saúde
  • Cuiabá - MT, CEP: 78050-060
  • Fone.: (65) 3052-7337
  • contato@amdep.org.br